Bebê de 1 ano se engasga e é salvo por professora da rede municipal de Piracicaba
29/08/2025
(Foto: Reprodução) A auxiliar Andreza e a professora Laís Fernanda, que salvaram a vida de Noah
Prefeitura de Piracicaba
Uma professora da rede municipal de Piracicaba (SP) salvou um bebê de 1 ano e 8 meses que se engasgou durante o período escolar. O pequeno Noah está bem, mas passará por exames complementares.
O caso aconteceu na Escola Municipal Juliana Dedini Ometto, no bairro Santa Fé, na tarde de quinta-feira (28), mas foi divulgado pela prefeitura nesta sexta (29).
“O Noah passou o dia bem. Porém, eu percebi que ele estava com bastante tosse. No fim do dia, ele ficou com sono e o colocamos para dormir. A auxiliar, então, escutou um barulho bem baixinho e foi quando ela notou que o bebê já estava passando mal, pálido”, contou a professora Laís Fernanda Barbosa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Ao perceber o engasgamento, Laís aplicou corretamente a manobra de Heimlich, revertendo o quadro e garantindo o socorro imediato ao bebê. A auxiliar Andreza Aline de Figueiredo também auxiliou no socorro.
“Fizemos o treinamento oferecido pela Secretaria de Educação e foi isso que me deu a segurança de saber que eu era capaz de poder ajudar. Foi um sentimento que, ali, era só eu e ele. Era a vida dele dependendo de mim. Insisti na manobra e foi quando ele chorou. Senti o alívio de ter conseguido desengasgar ele”, relatou Laís.
Noah já foi examinado e está bem, mas, por conta de uma baixa saturação de oxigênio, aguarda transferência para o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) para exames complementares.
Engasgo: veja como fazer a manobra de Heimlich, técnica que pode salvar vidas
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba