Câmara contrata consultoria para melhorar redes sociais; serviço custará quase R$ 5 milhões

  • 15/10/2025
(Foto: Reprodução)
Veja os vídeos que estão em alta no g1 A Câmara dos Deputados contratou uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para modernizar as redes sociais da Casa. 💰O contrato, assinado no início deste mês, prevê que a Câmara gaste quase R$ 5 milhões com o serviço. Estudada ao longo dos últimos meses, a contratação faz parte de uma tentativa do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) para melhorar a imagem e a comunicação da Casa. O cronograma proposto pela FGV prevê: a oferta de treinamentos mentorias mapeamento de gargalos construção de manual para as mídias sociais da Câmara 🤳🏻A consultoria também deve discutir como melhorar a recepção dos conteúdos e a criação de um laboratório para impulsionar a produção audiovisual da Casa. 📢Melhorias na comunicação da Câmara dos Deputados têm sido cobradas por parlamentares desde a campanha de Hugo Motta ao comando da Casa. O paraibano já se referiu ao pleito como uma das "maiores cobranças" apresentadas por deputados. Parlamentares reclamam de gargalos nas divulgações de mandato e da ausência de ferramentas para produção de conteúdos. 📉Na Casa, também circulam pesquisas e monitoramentos que apontam uma percepção popular negativa em relação à Câmara. Deputados avaliam que, em temas polêmicos, como a PEC da Blindagem, as redes institucionais da Câmara não conseguiram alcançar o público, favorecendo o que chamam de uma "narrativa" contra a proposta. Em setembro, durante um evento do mercado financeiro, o presidente da Câmara chegou a afirmar que a discussão em torno da PEC havia sido "distorcida". Um dos módulos da consultoria contratada pela Câmara prevê justamente a criação de uma plataforma para monitorar menções nas redes sociais, identificando temas relevantes e a percepção pública em relação à Casa. 🗓️A expectativa é que o serviço da FGV se estenda até agosto de 2026. Motta cria nova política de comunicação Além da consultoria, a Câmara também terá uma nova política de comunicação, que vai guiar a produção de conteúdo em órgãos da Casa. Assinada pelo presidente Hugo Motta, a norma entrou em vigor na terça-feira (14). O texto estabelece o fortalecimento da imagem da Casa como um dos objetivos da área. Para combater o que os parlamentares chamam de "narrativa", a regra prevê que as produções institucionais da Casa devem contar com "informações que contribuam para o melhor entendimento dos atos e processos decisórios". A nova política de comunicação proíbe que os materiais divulgados pela Câmara "descontextualizem" falas de parlamentares ou disseminem informações "sabidamente inverídicas". Além disso, a norma determina que os conteúdos produzidos pela Casa devem ter linguagem simples e não podem favorecer "posições ou opiniões políticas nem desrespeitar a proporcionalidade da representação partidária". Diálogo com a sociedade Motta usa redes sociais para rebater críticas ao Congresso por derrubada do IOF Em setembro, Motta lançou o programa "Câmara Pelo Brasil", outra iniciativa para melhorar a percepção popular em relação à Casa. O programa, que terá cinco deputados coordenando ações nas cinco regiões do país, tenta ampliar o diálogo da Casa com autoridades locais e a sociedade civil. À época, Hugo Motta afirmou ao g1 que o objetivo central da iniciativa era aproximar a Câmara do povo. O coordenador, deputado Da Vitória (PP-ES), explicou que o programa ajudará a identificar "demandas prioritárias" nos estados e propor a análise de propostas ao colégio de líderes da Câmara. Assinatura do Termo de Liberação de Canal de TV (PB). Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS - PB) Marina Ramos/Câmara dos Deputados

FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/10/15/camara-contrata-consultoria-para-melhorar-redes-sociais-servico-custara-quase-r-5-milhoes.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes