Foi o primeiro passo para discutirmos a Reforma da Renda, diz Lira
02/10/2025
(Foto: Reprodução) A aprovação do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, aprovado na quarta-feira (1º) foi "o primeiro passo para que nós iniciemos a discussão verdadeira da reforma da renda" no país. A avaliação é do deputado e ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que foi o relator da proposta na Casa.
Segundo Lira, a votação do Imposto de Renda apenas cumpriu um cronograma que já estava definido há meses.
"É importante que vocês lembrem que nós liberamos um calendário assim que esse projeto chegou", disse Lira. Ele detalhou que o relatório foi aprovado em comissão especial no final de julho, antes do recesso, e que o atual presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), já havia se comprometido a levar o tema a plenário no final de setembro, "antes de qualquer tumulto, antes de qualquer discordância de qualquer tema polêmico"
Em entrevista ao Estudio i, Lira rebateu a análise de que a votação da matéria, que teve amplo apoio popular, foi uma tentativa de reverter o desgaste gerado pela aprovação da "PEC da Blindagem" na semana anterior.
Arthur Lira foi relator da proposta que aumentou a isenção do Imposto de Renda
Mário Agra/Câmara dos Deputados