Motorista de caminhão de lixo de Monte Azul Paulista, SP, é preso por tráfico de drogas
29/08/2025
(Foto: Reprodução) Motorista de caminhão de coleta é preso em flagrante em Monte Azul Paulista, SP
Um motorista da empresa responsável pela coleta de lixo em Monte Azul Paulista (SP) foi preso na manhã desta sexta-feira (29) por suspeita de envolvimento com tráfico de drogas.
Segundo o delegado Flávio Vilella, Valdemar Silva Carvalho de 44 anos, utilizava o caminhão do trabalho para fazer a entrega.
📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram
A polícia chegou até o suspeito após, pelo menos, duas denúncias anônimas no último mês.
"Tudo começou com uma denúncia anônima realizada no início de julho. Um indivíduo comunicou aqui a delegacia que o indivíduo estava realizando a traficância no interior do caminhão de coleta da prefeitura. Veio outra denúncia nessa semana. E aí, na data de hoje, a gente realizou uma grande operação na cidade para cumprir diversos mandados judiciais, e aproveitamos a oportunidade para realizar a abordagem desse veículo".
Ainda segundo o delegado, em revista pessoal, não foram encontradas drogas com Valdemar, mas no caminhão havia 11 porções de cocaína e uma de maconha, além de R$ 800 em dinheiro. O celular dele foi apreendido.
LEIA TAMBÉM
Presos por tráfico escondiam drogas em cargas com ração para peixes, diz polícia
Polícia apreende droga que seria comercializada em Carnaval em Ribeirão Preto
À EPTV, afiliada da TV Globo, Vilella disse que o motorista confessou o crime e chorou, demonstrando arrependimento.
"Primeiramente, na hora da abordagem, falou que não sabia nada sobre tráfico. Na busca pessoal, nada foi encontrado, mas na revista na cabine já localizamos rapidamente todas as porções de maconha e cocaína, quantia em dinheiro. Nesse momento ele confessou o crime, chorou e demonstrou arrependimento".
Motorista de caminhão de lixo é preso em Monte Azul Paulista, SP, por suspeita de tráfico de drogas
Divulgação
Ainda segundo o delegado, Valdemar revelou que devia dinheiro para um homem em Ribeirão Preto (SP) e estava sendo ameaçado de morte.
O homem já tinha passagens pela polícia e já foi condenado por tráfico de drogas anteriormente. Ele trabalhava na empresa terceirizada há cinco anos e há dois atuava como motorista do caminhão de lixo.
Procurada pela EPTV, a defesa de Valdemar disse que ele é inocente e colabora com a Justiça.
Em nota, a Encom, empresa responsável pela coleta de lixo em Monte Azul Paulista, também disse que colabora com a investigação e está tomando as medidas para garantir a manutenção do serviço na cidade.
A advogada Danianna Diello, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, responsável pela contratação da empresa, disse que o motorista já foi substituído.
"A gente entrou em contato, eles estão tomando as medidas deles, de acordo com o que a legislação permite, apurando os fatos, e imediatamente um novo motorista pro caminhão já foi colocado à disposição então a coleta de resíduos, o serviço de recolhimento dos resíduos, do descarte de lixo não vai sofrer nenhum prejuízo, o munícipe não vai ser prejudicado por isso que aconteceu".
Vendas eram negociadas por aplicativo de mensagem
De acordo com o delegado Flávio Vilella, a venda da droga para usuários era negociada por um aplicativo de mensagem. O celular do motorista foi apreendido e vai passar por perícia.
"Basicamente, os usuários entravam em contato com ele por meio do aplicativo WhatsApp, combinavam um local de entrega, e ele aproveitava a oportunidade, que estava dirigindo um caminhão de lixo que não levanta suspeita, esse é o grande problema, e realizava a entrega para esse usuário".
A princípio, a polícia não desconfia que outros funcionários da empresa estejam envolvidos no esquema, mas vai analisar a troca de mensagens de Valdemir com outras pessoas, principalmente, para descobrir de onde vinha a droga.
"A gente não desconfia de outros funcionários, mas vamos analisar o celular dele. Já pedi a representação pela quebra dos dados contidos no celular para verificar com quem ele buscava essa droga principalmente para realizar essa revenda".
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região