Vídeo mostra momento em que paraquedista cai durante salto no interior de SP
30/08/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra momento em que paraquedista cai durante salto no interior de SP
Um vídeo registrou o momento em que o paraquedista Marcelo Levy Garisio Sartori, de 46 anos, caiu durante um salto no Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva (SP), nesta sexta-feira (29). Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.
Nas imagens, é possível ver que outros dois paraquedistas pousam no local antes de Marcelo, que aparece em seguida caindo em um lago e, depois, indo para o terreno ao lado. Assista acima.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Marcelo era filho do desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Ivan Sartori.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o atleta se aproximava do solo quando o equipamento fechou e ele sofreu uma queda. Ele era atleta profissional da categoria D, a mais avançada do paraquedismo.
Após a queda, o paraquedista chegou a ser socorrido e levado ao Hospital São Luís, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Paraquedista morre em acidente durante salto no interior de SP
Marcelo Levy Sartori era advogado e sócio-administrador do escritório Levy Satori Advogados Associados, de São Paulo, onde ele morava. Ele havia acabado de completar 46 anos, celebrando a data no sábado (23).
LEIA TAMBÉM:
EMERGÊNCIA: Avião fica de 'barriga' para cima em área próxima à Serra do Japi em Jundiaí
'NÃO PAROU': Testemunha de acidente que matou ciclista diz que tirou chave da caminhonete de juiz embriagado para impedir fuga
Marcelo com o pai, o desembargador e ex-presidente do TJ-Sp, Ivan Sartori
Reprodução/Instagram
Em nota, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) lamentou a morte do paraquedista.
"Os integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo lamentam a morte precoce de Marcelo Sartori, filho do ex-presidente da Corte, e unem-se aos familiares e amigos nessa hora de imensa dor."
A Associação de Paraquedismo de Boituva (APB) também lamentou o acidente e disse que Marcelo era considerado um paraquedista experiente.
"O atleta Marcelo Levy Gariasio Sartori, ao se aproximar do solo, fez uma curva a baixa altitude e colidiu com violência em solo. Foi socorrido pela equipe de resgate de plantão do CNP, levado ao hospital de Boituva e veio a óbito. Seu equipamento foi recolhido para perícia", completou.
A Prefeitura de Boituva informou que Marcelo estava com a habilitação internacional em dia e que o equipamento utilizado passou por uma verificação preliminar e estava em perfeitas condições de funcionamento. "As investigações já foram iniciadas pela Polícia Civil de Boituva. Até o momento, não foram encontradas evidências de falha mecânica", pontuou.
"Segundo a CBPq - Confederação Brasileira de Paraquedismo, o atleta estava ativo na USPA - United State Parachute Association, entidade americana reconhecida mundialmente. Considerando que o atleta não era filiado à CBPq, a organização não tem competência para medidas específicas, contudo fará o acompanhamento das investigações policiais, inclusive prestando solidariedade junto aos familiares e a toda a comunidade pela perda", explicou.
"A prefeitura manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas do paraquedista, reiterando o compromisso de prestar apoio e seguir colaborando com as investigações para que todas as circunstâncias do ocorrido sejam devidamente esclarecidas."
Os equipamentos foram apreendidos para perícia e o caso foi registrado como morte suspeita na delegacia de Boituva, que instaurou inquérito policial para investigar o caso.
Segunda morte em um mês
Esta é a segunda morte de um paraquedista neste mês em Boituva. No início de agosto, um homem de 44 anos morreu após um acidente no Centro Nacional de Paraquedismo.
Conforme a Polícia Civil, Thomas Storino Britis bateu contra outro paraquedista em queda livre, mas os dois paraquedas foram abertos normalmente.
Ainda segundo a polícia, o joelho do paraquedista atingiu a cabeça de Thomas, que foi levado para o Hospital São Luis e teve a morte confirmada. O outro paraquedista foi transferido para São Paulo, mas não há informações sobre em qual hospital ele foi atendido.
Marcelo Sartori não resistiu aos ferimentos e morreu
TJ-SP/Divulgação
Marcelo Sartori morreu ao fazer uma manobra errada
Reprodução/Instagram
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM