Volume de chuva esperado para o mês de outubro já foi superado em Manaus; previsão indica novos temporais
15/10/2025
(Foto: Reprodução) Centro de Manaus tem ruas alagadas durante forte chuva neste sábado (11).
Reprodução/Redes Sociais
O volume de chuva esperado para todo o mês de outubro em Manaus já foi superado, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até esta quarta-feira (15), a capital acumulava 163,2 milímetros (mm) de precipitação, acima da média climatológica prevista de 113,9 mm para os 31 dias do mês.
Somente nas últimas 24 horas, foram registrados 61 mm pelo Inmet e 85 mm pela estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), no bairro União.
Até a segunda-feira (12), o Inmet já havia contabilizado 129 mm de chuva na capital, número que superou a média esperada antes mesmo da metade do mês.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O volume confirma uma tendência observada desde julho: o verão amazônico tem sido mais chuvoso que o normal. A Climatempo prevê que o tempo siga instável nos próximos dias, com pancadas de chuva frequentes e risco de temporais em Manaus e em outras regiões do estado.
Ainda segundo o órgão, o acúmulo de chuva deve ficar acima da média principalmente no oeste, sul e centro do Amazonas. Nas demais áreas, a previsão é de precipitações dentro da normalidade.
⛈️ Chuvas acima da média desde julho
O aumento do volume de chuva vem sendo registrado há meses. Em agosto, Manaus acumulou 132,4 mm, mais que o dobro da média de 56 mm, período que normalmente é o mais seco do ano.
Em julho, o total foi de 85,1 mm, acima da média de 67 mm, e em setembro, o volume chegou a 70,1 mm, pouco abaixo da média de 79 mm.
Impactos da forte chuva
A forte chuva registrada na terça-feira (14) provocou alagamentos e transtornos em diferentes zonas da capital. De acordo com a Defesa Civil de Manaus, 16 ocorrências foram registradas até as 17h30, incluindo quedas de árvores e ruas alagadas. Veja o vídeo abaixo.
Entre os pontos afetados estão o Boulevard Álvaro Maia, na Zona Sul, e a Avenida Francisco Queiroz, no bairro Manoa, Zona Norte, onde motoristas enfrentaram dificuldade para trafegar.
Na rua 10 de Julho, no Centro, uma árvore caiu próxima ao Teatro Amazonas, mas não houve feridos. Também foram registrados alagamentos em uma feira e em uma maternidade na Zona Oeste.
Nos municípios de Careiro da Várzea e Tapauá, a Defesa Civil do Amazonas registrou acumulados de 59,6 mm e 55,8 mm de chuva, respectivamente, até a noite de terça.
Forte chuva causa alagamentos em pontos de Manaus
Moradores reclamam de alerta atrasado
Devido a intensidade do temporal, a Defesa Civil de Manaus emitiu um alerta no início da tarde. O alerta gerou críticas nas redes sociais.
Moradores relataram que a notificação chegou aos celulares quando a intensidade da chuva já havia diminuído.
Nas redes sociais, internautas ironizaram o atraso, dizendo que o alerta "chegou duas horas depois do temporal". Outros afirmaram que nem receberam a mensagem.
Água da chuva causa transtorno a comerciantes no Centro de Manaus