Brasil está entre os menos impactados por tarifas de Trump
- 03/04/2025
- 0 Comentário(s)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que seu país vai impor uma tarifa de 10% sobre todas as importações para os EUA — com taxas ainda maiores para nações que têm barreiras comerciais maiores contra os americanos.
Economistas dizem que a medida, que entra em vigor no sábado (5/4), é um ponto de virada no comércio global.
A União Europeia descreveu as medidas como um "grande golpe para a economia mundial". A China promete retaliação e a Austrália respondeu que "este não é o ato de um amigo".
O Brasil não está na lista de países mais afetados pelas maiores tarifas — e terá seus produtos exportados para os EUA taxados em 10%, a tarifa mínima estabelecida por Trump.
Outros países que serão taxados em 10% incluem: Reino Unido, Singapura, Austrália, Nova Zelândia, Turquia, Colômbia, Argentina, El Salvador, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Já outros países e regiões — alguns considerados aliados próximos dos EUA — sofrerão com tarifas maiores: países da União Europeia (tarifa de 20%), China: (54%), Vietnã (46%), Tailândia (36%), Japão (24%), Camboja (49%), África do Sul (30%) e Taiwan (32%).
Quais produtos brasileiros serão mais afetados?
Como a taxação anunciada por Trump será para todos os produtos importados do Brasil, é possível dizer que todos serão afetados. Entretanto, os que o país mais exporta para os EUA devem ter uma questão maior.
A lista é liderada pela exportação de petróleo e pelo ferro, aço, café e celulose.
O governo brasileiro defende que o superávit comercial dos americanos com o Brasil no ano passado foi de US$ 7 bilhões só em bens. Somados com os serviços, esse valor passou para US$ 28 bilhões sendo o 'terceiro maior superávit comercial daquele país em todo o mundo'.
.
Veja os 10 produtos mais exportados para os EUA em 2024, segundo o governo brasileiro:
- Óleos brutos de petróleo;
- Outros produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligados, de seção transversal retangular, que contenham, em peso, menos de 0,25% de carbono;
- Café não torrado, não descafeinado, em grão;
- Pastas químicas de madeira, à soda ou ao sulfato, exceto massas para dissolução, semibranqueadas ou branqueadas, de não coníferas;
- Ferro fundido bruto não ligado, que contém, em peso, 0,5% ou menos de fósforos;
- Outros aviões e outros veículos aéreos, de peso superior a 15.000 kg, vazios;
- Outras gasolinas, exceto para aviação;
- Aviões e outros veículos aéreos, a turbojato, 7000 kg < peso <= 15000 kg, vazios;
- Carnes desossadas de bovino, congeladas;
- Produtos semimanufaturados, de outras ligas de aço.