Bairros centrais de Manaus sofrem com a subida do Rio Negro
05/07/2025
(Foto: Reprodução) Em um ponto crítico, casas foram tomadas pela água. Nível do Rio Negro sobe pelo 2º dia seguido em Manaus
O nível do Rio Negro subiu pelo segundo dia seguido, em Manaus.
A água carregada de lixo atingiu principalmente a região central de Manaus. A prefeitura construiu pontes de madeira, mas elas não alcançam toda a área.
No ponto mais crítico do bairro, todas as casas foram tomadas pela água. Em uma, por exemplo, os moradores levantaram pontes improvisadas, que são conhecidas como maromba. Mas, mesmo assim, a água tomou conta de tudo.
O peixeiro Claodeone Valter Rodrigues não conseguiu salvar todos os móveis. A família está morando na parte de cima da casa.
“A gente não tem um local para ir, não tem condições de pagar um aluguel para a gente poder desocupar, sair daqui. Isso aqui transmite doenças, a água é infestada de lixo, de rato”, conta.
Em Manaus, o Rio Negro subiu um centímetro de quinta-feira (3) para sexta-feira (5): está com 19,04 m.
“Estamos com as chuvas concentradas na região norte da bacia. Esse volume de água, de certa forma, está sendo represado pelos níveis altos do Solimões. Então, na região metropolitana, que inclui Manaus, os dois rios se encontram e o Solimões com níveis altos acaba represando o Rio Negro”, explica Jussara Cury, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil.
A prefeitura de Manus declarou que está prestando auxílio aos atingidos pela cheia.
Bairros centrais de Manaus sofrem com a subida do Rio Negro
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Chuva agrava cheia dos rios no Amazonas
Cheia: quase metade dos municípios do AM tem situação de emergência por inundações reconhecida pelo governo federal