Com rede de esgoto precária, moradores de Altamira convivem com sujeira e mau cheiro: 'Não tem como sobreviver nisso'
24/01/2026
(Foto: Reprodução) Em Altamira, a rede de esgoto apresenta problemas que prejudicam o dia a dia de moradores
Moradores têm sido prejudicados por transtornos causados pela sujeira e pelo mau cheiro por conta de vazamentos na rede de esgoto em Altamira, no sudoeste do Pará. Um dos locais em pior situação é uma estação que deveria fazer o tratamento dos dejetos, mas, que segundo quem mora na área, está afetando a saúde das famílias.
"A gente acorda com o mau cheiro na casa da gente. Na hora de se alimentar, fica sentindo o mau cheiro e, às vezes, abandona a comida. Não tem como sobreviver nisso. Essa situação tem causado grandes problemas de saúde", reclama a professora aposentada Sônia de Rezende.
Ela mora a cerca de 10 metros da estação. A professora aposentada adoeceu e faz tratamento para as alergias na pele. Ela acredita que o lençol freático foi contaminado. A água que ela consome vem do poço no quintal, situação que ocorre também com outras famílias no bairro.
"Aqui nós usamos poços e, com certeza, essa água não está mais sadia para nos alimentarmos dela", afirma a funcionária pública Rosana Barbosa.
Os vazamentos ficaram mais constantes agora com o inverno amazônico, quando fica mais chuvoso na região. A prefeitura diz que está resolvendo o problema, mas não deu prazo (veja mais ao final).
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Veja mais notícias do Pará no g1
O vazamento não para há mais de 1 mês. Os moradores se queixam que estão sofrendo com os transtornos causados pelo despejo de dejetos em via pública, em frente às casas.
Além dos vazamentos e mau cheiro, a área virou criadouro de mosquitos e um pesadelo para as famílias que vivem no entorno. Quem mora perto, convive também com o ataque de mosquitos e o inseticida não resolve mais a situação, segundo os moradores.
Com rede de esgoto precária, moradores de Altamira convivem com vazamentos
TV Liberal/Reprodução
Durante o período chuvoso a situação da Estação de Tratamento de Esgoto fica ainda pior. A rede transborda e os dejetos escoam pela rua 24 horas. Na Rua Alberto Garcia, no Bairro Independente 1, os vazamentos na rede de esgoto começaram pela calçada e se espalharam pela rua. As tubulações não deram conta e estouraram.
Os moradores não suportam mais o mau cheiro e cobram uma solução para esse problema que é recorrente. Segundo Rosana, os moradores incomodados se uniram para pedir uma resposta ao município e ao Ministério Público, mas ainda não houve mudanças.
"Estamos há muito tempo pedindo este socorro, não poderíamos mais estar nessa situação", alerta Rosana.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Altamira, por meio da Companhia de Saneamento de Altamira (COSALT), informou que a bomba da Estação Elevatória de Esgoto do Bandeirão apresentou falha operacional no dia 6 de janeiro.
"O equipamento foi removido pela empresa terceirizada contratada pela Prefeitura para a execução dos serviços de manutenção. Após a conclusão dos reparos necessários, a bomba será reinstalada na unidade, restabelecendo plenamente o funcionamento do sistema", informou a COSALT, sem informar a data para que o problema seja resolvido.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA