Sítio é alvo de quatro furtos em menos de dois meses no interior de SP: 'Levaram até o filtro de barro'
20/05/2025
(Foto: Reprodução) Invasores levaram eletrodomésticos, móveis e até itens do banheiro em propriedade em Jurucê, distrito de Jardinópolis. Família relata prejuízos e sensação de abandono. Ladrões furtam sítio quatro vezes em 1 mês e meio em Jurucê.
Um sítio localizado em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP), foi alvo de criminosos pela quarta vez em menos de dois meses.
O caso mais recente aconteceu no último sábado (17), quando até objetos de cozinha, como panelas e um filtro de barro, foram levados. A recorrência dos furtos tem deixado os moradores com medo e a sensação de abandono.
“Eles entraram aqui quatro vezes já, dentro de um mês e meio a dois, e essas últimas duas vezes foi em uma semana”, relata a engenheira mecânica Fabiana Pereira da Silva, dona do sítio.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Prejuízo e frustação
Além do prejuízo material, a família acumula frustração e insegurança. Segundo Fabiana, foram levados diversos itens, incluindo um fogão, uma geladeira, duas máquinas de lavar, um sofá antigo de valor sentimental e até o hack da televisão.
No banheiro, quase nada foi poupado. “Levaram tudo no banheiro. Levaram uma madeira que a gente tinha feito especial com uma cuba que parecia cobre, arrancaram ela, e a torneira de cobre. Tentaram levar também a bacia, mas pelo jeito não conseguiram e quebraram”, lamenta.
A destruição também foi registrada em outras partes do imóvel. Francisco José Pereira da Silva, técnico agropecuário, contou que, além dos objetos levados, os invasores ainda depredaram o local.
“Levaram algumas coisas, mas o que não conseguiram quebraram e jogaram no quintal, e fica esse cenário”, disse Francisco.
A destruição também foi registrada em outras partes do imóvel.
Reprodução EPTV
Insegurança
Para tentar evitar novas invasões, a família improvisou reforços nas janelas, como instalação de travas e até o uso de partes de uma cama para dificultar o acesso. Mas o medo permanece.
“A gente fica à mercê, porque não sabe mais o que fazer. Já acionamos a polícia, temos expectativa de que haja uma investigação, um serviço de inteligência, mas até agora não tivemos nenhum retorno”, afirma Fabiana.
O sentimento de abandono é reforçado pela impunidade.
“Você não tem o que fazer, quando se tem um órgão que te defende mas você não acha firmeza nele... E não é só zona rural, a gente anda por aí, é todo dia casa assaltada”, diz Francisco. Ele ainda denuncia a reincidência de suspeitos. “Tem um menino aí que foi preso mais de 15 vezes e a mulher falou pra mim dentro da delegacia que a justiça solta. Então ou muda a lei ou a gente vai continuar trabalhando pra eles.”
Além do prejuízo material, a família acumula frustração e insegurança.
Reprodução EPTV
Com pouco mais de 1,8 mil moradores, Jurucê, que já foi sinônimo de tranquilidade, vive agora sob o peso da insegurança. Os moradores pedem providências e mais atenção das autoridades para a segurança na zona rural.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Jardinópolis. Afirmou ainda que a Polícia Militar tem intensificado as rondas na região.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região