Anvisa acompanha influenza aviária para decidir sobre medidas em portos e aeroportos
A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acompanhando os desdobramentos relacionados aos casos de influência aviária em criações comerciais de aves. Até o momento, o órgão não determinou medidas sanitárias de controle para viajantes, portos, aeroportos e fronteiras.
O pronunciamento a respeito do controle sanitário ocorre após o o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarar emergência zoossanitária no município de Montenegro-RS na última sexta-feira (16) depois que foi detectado um foco de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial da cidade localizada na região metropolitana da capital Porto Alegre.
Primeiro caso de H5N1 em granja comercial
O foco de H5N1 detectado em Montenegro é o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país — antes as ocorrências eram em aves silvestres.
Esse vírus circula no mundo desde 2006, mas só foi registrado no Brasil pela primeira vez em 2023, no Espírito Santo. Até então, os casos estavam especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.
*Reportagem em atualizaçãoFONTE: https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/05/19/anvisa-acompanha-influenza-aviaria-para-decidir-sobre-medidas-em-portos-e-aeroportos.ghtml